Newsletter #15 - Livros e emoções
Eu fujo da realidade através da leitura, mas a história também impacta na minha realidade. É assim pra você?
Peguei um livro pra ler fora da minha zona de conforto, um romance contemporâneo – não vou falar muito dele pra poder gravar minuto literário – que não me tocou. Fiquei levemente decepcionada, apesar de ser uma história interessante, não funcionou tão bem pra mim. Porém, eu estava querendo algo bem intenso e ai peguei um livro fino e que a sinopse promete: devorei 60 páginas direto.
Fiquei então refletindo sobre como muitas vezes os livros me ajudam a processar as emoções, colocá-las pra fora ou ajudam a melhorar meu humor. Claro que nem sempre funciona, já fui enganada pela capa diversas vezes, mas eu tento me guiar pelo estilo do livro e se eu quero aquilo no momento. Por exemplo, gosto de romances leves antes de dormir, pra me ajudar a desligar da vida e relaxar no final do dia.
Inclusive estou lendo três livros. Um deles me chamava a atenção há tempos, mas nunca encaixava o momento de leitura dele. Ai escolhi pela capa fofa e já estou bem surpreendida com a profundidade da história (era pra ler antes de dormir e me empolguei, tô lendo durante as refeições também). Só que esse mês tem halloween, e eu sou bem medrosa, mas queria ler algo no tema e resolvi ler suspense (leve, né). E ai enquanto eu leio, eu fico prestando atenção no meu humor.
Tem hora que preciso mesclar mais coisas fofas, outras que me empolgo nas reflexões, outras que fico tentando entender o que que está rolando ali. Já teve momentos de ficar tão irritada com o personagem, que fiquei insuportável na vida real. Quem nunca sentiu a emoção da história passando pra vida?
Exemplo: histórias que mostram como o machismo impacta nas nossas vidas sempre me deixam put* da vida, então eu doso a hora de ler (pra não descontar em nenhum ser desavisado). Pessoas que convivem comigo, perdão, às vezes vocês sofrem por conta de personagens literários. E eu levo isso em consideração na hora de fazer a curadoria da loja, de selecionar nossas leituras para o clube do livro e de fazer as indicações.
Emoção e leitura estão diretamente relacionados pra mim. Esse é o modo como eu traduzo muita coisa e quase sempre levo o que eu tô lendo pra terapia. A leitura é importante pra mim desde sempre e muito do meu jeito de ver o mundo passa por essa lente literária. E ai quando um livro tem muito hype eu fico desconfiada e a leitura ganha um ar de mistério, pois vou tentar entender o motivo do falatório sobre ele.
Não é uma reflexão profunda hoje, mas foi o que surgiu na mente. Já são 15 semanas (!!!) de newsletter e dessa vez eu estou bem envolvida nas leituras, além de não querer comentar demais sobre o que finalizei pra ter o que falar no vídeo, então é isso. Obrigada pela sua atenção até aqui. Se você quiser me contar como é a sua relação com os livros, vou adorar saber! Principalmente se for pra dizer que eu não sou maluca.
PS: Sabia que dia 12/10 é o dia nacional da leitura? Tem até parceria com a (en)canto coletivo pra incentivar esse belo hábito: comprando lá até o final de outubro, você automaticamente concorre a um kit de papelaria + vale livro de R$ 45 pra usar na Duda’s. Serão dois premiados, então aproveita.
PS2: Sábado tem lançamento + autógrafos com a autora Beta Santos do livro “Libertar”. É uma história bem intensa sobre um casal apaixonado por música, mas também muito machucado. Os dois precisam lidar com o passado para encontrarem a tranquilidade nesse amor, tanto entre eles, quanto com a música. É um romance com drama. O livro estará a venda na loja, quantidade limitada.
"Sei que a minha forma de vida desapontou a minha avó. Paciência. É comigo que tenho de viver. Sou eu que tenho de não me desapontar.”
Um cão no meio do caminho, Isabela Figueiredo



Eu estou lendo: Depois das Brasas, um livro curto e que promete. O pequeno caderno das coisas não ditas, que me faz sentir o cheiro de favorito. Boa garota, segredo mortal, pra saber em qual confusão a Pip se meteu agora.
Quero recomendar a série “Inacreditável” da Netflix. É intensa, pesada e com conteúdo sensível – 3stupr0. Assisti já tem um tempo, mas ela é bem incrível e acho que mais pessoas deveriam conhecer, até por ela ser baseada em fatos reais. Se cuide e se não for um problema pra você, assista.
Vou recomendar sem ter assistido, pois estou ansiosa e confiante: Uma questão de química (um livro favorito) foi adaptado pra apple TV e estreou essa semana.
Vou esperar sair tudo pra maratonar, mas já recomendo aqui, não tem como ser ruim. Se você não leu, leia antes! O livro está disponível pra locação e pra compra na loja, tem minuto literário e é sensacional.
Eu uso muito a entrega recorrente pra itens que eu compro com frequência, então vou indicar damasco seco, que vai chegar nessa próxima semana pra mim e eu acho ótimo pra tirar a vontade exagerada de comer doce.
Quer relaxar depois de um dia cansativo e ainda hidratar os pés? Esse produto aqui é perfeito pra isso. É bem hidratante e tem um cheiro gostoso, além de render bem, um aliado maravilhoso para os dias de autocuidado
– e você pode ficar lendo enquanto relaxa.



Ameiii ♥️
Ansiosa pra saber o que você achou do suspense hahaha!
Adorei as indicações, inclusive to DEVORANDO o livro "uma questão de quimica" hehe
E relaxe, vc não é louca, livros tbm afetam muuuuuuito minhas emoções, vai do ficar feliz ao passar o dia deprimida por causa do livro xD
E ADOREI as recomendações!!! To precisando muito de um spa dos pés, sobrando grana vou comprar esse produtinho ai!